Durante esses 8 anos atuando profissionalmente como desenvolvedor de software, posso dizer que passei por muitas etapas e situações. Em algumas, eu teria mandado tudo para aquele lugar e virado músico de alguma banda por aí. Em outras, tudo era ótimo e perfeito. Hoje, tudo indica que eu alcancei o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e posso dizer com toda a certeza que gosto muito da área de software e acertei em largar a contabilidade e não virar músico.

Há alguns dias percebi que poderia compartilhar algumas reflexões e aprendizados na tentativa de ajudar pessoas que estão iniciando na área e talvez trazer visões diferentes para pessoas que já são desenvolvedores mais experientes.

Para alcançar o equilíbrio

1. Faça bem o seu trabalho para você, não para eles

Para mim esse é o principal dos aprendizados. Esforce-se para aprender, melhorar e fazer as coisas do melhor jeito possível, não para a empresa, mas para você mesmo. O conhecimento que você adquirir é seu e empresa nenhuma vai tirar de você.

2. Se você se acomodar, perderá sua chance

Uma das piores coisas que você pode fazer na área de desenvolvimento é se sentir confortável demais com seu trabalho e não continuar aprendendo. Se você fizer isso, terá medo de mudar e melhorar sua carreira, além de ter medo do que possa acontecer se for demitido. Suas opções de melhorar na carreira ou na vida vão ficando cada vez menores e claro, você passará a odiar as segundas-feiras.

3. Critique o código, não a pessoa

Se um colega fizer algo de errado, há maneiras de falar isso. Não aponte o dedo para a pessoa por que você também já fez algo de errado na sua carreira. Tente ajudar a todos, melhore o código ou indique o que pode ser melhorado, isso fará com que a pessoa passe a te enxergar com mais admiração e pode tornar você um mentor.

Lembre-se também, crítica ao código não é uma crítica à pessoa. O código era ou é ruim, não a pessoa. E por fim, tudo pode ser melhorado!

4. Invista em boas ferramentas no seu ambiente de trabalho

Quando comecei a trabalhar em home office, sentava em uma cadeira de mesa de jantar, meu computador estava lento, não tinha um segundo monitor e não tinha uma segunda opção caso a energia caísse.

Após 1 mês percebi os problemas: dores nas costas, improdutividade, tempo perdido aguardando o computador executar alguma coisa.

Adquiri uma cadeira, busquei o segundo monitor que estava na casa dos meus pais, solicitei uma melhoria no notebook e mais pra frente comprei um nobreak. Na hora me pareceu tudo muito caro, mas hoje eu vejo que foram investimentos. Hoje não sinto mais dores nas costas e consigo ser mais produtivo.

5. Se você tem dias para descansar, descanse

Nem tudo é trabalho e dinheiro. Tirar férias e aproveitar finais de semana e feriados vai ser bom para você, para pensar se está confortável com o que está fazendo ou para fazer coisas diferentes e se desconectar da rotina.

Sempre tive as melhores ideias no meu tempo livre, e as melhores decisões da minha vida sempre foram tomadas durante o tempo livre.

6. Divida técnica é ruim

Dívida técnica é um conceito no desenvolvimento de software que revela o custo implícito de trabalho extra causado por uma solução fácil (limitada) na tentativa de acelerar, em vez de usar uma abordagem melhor que levaria mais tempo e que traria resultados melhores no longo prazo.

Se você fizer as coisas rapidamente, sem aplicar as boas práticas e sem pensar o suficiente, sofrerá no futuro e terá que gastar horas do seu tempo livre para corrigí-lo. Uma dica de livro, que trata disso, é Código limpo: Habilidades práticas do Agile Software.

7. Aprenda a ler a documentação

A pressa de usar algo nos faz não ler a documentação ou entender seu uso corretamente.

Se você quer fazer algo certo sem perder tempo, não use atalhos. Leia bem a documentação. Caso contrário, você provavelmente não fará as coisas da melhor maneira possível.

Seja crítico em relação ao StackOverflow, Google e outras fontes. Não apenas copie a solução, entenda-a.

8. Mantenha seu próprio ritmo

O mundo do desenvolvimento evolui muito rápido, todo dia um novo framework e uma nova ferramenta aparece. Vá com calma e continue aprendendo e crescendo, sempre no seu próprio ritmo. Não se desespere se você não puder aprender tudo. A chave é aprender bem as coisas importantes e básicas.

9. Aprenda a desconectar

Não leve problemas de trabalho para casa. Se houver um bug ou um problema técnico que você não sabe resolver, deixe para o dia seguinte. No fim você economizará tempo e não odiará seu trabalho porque passou o dia todo tentando resolver alguma coisa. Uma mente descansada é muito mais eficiente.

Caso contrário, a ansiedade o manterá acordado e, no dia seguinte, você começará com os mesmo problemas, mas com sono e cansado. Isso não é fácil colocar em prática, mas é uma das coisas mais valiosas que aprendi.

Conclusão

O que escrevi aqui, é uma opinião pessoal e pode parecer óbvio. Mas em muitas ocasiões, mesmo sabendo como podemos melhorar nosso trabalho e nossa vida, não o fazemos. Não deixe para o último momento, se eu tivesse aplicado essas mesmas dicas quando comecei, tenho certeza que teria economizado tempo, dores de cabeça e estresse.

Vale lembrar que não existe um único caminho, faça o seu próprio caminho. Algumas coisas podem não funcionar para você portanto concentre-se no seu planejamento. Não se compare com outros, compare-se consigo mesmo e veja o quanto melhorou ao longo do tempo.

E por fim, divirta-se! Aproveite a viagem e mantenha-se positivo. :)